Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 5, 2010

ROTEIRO JUVENIL

Emmanuel



Meu jovem amigo,


A mocidade cristã é primavera bendita de luz, anunciando o aperfeiçoamento da Terra.


Aceita, com ânimo firme, o roteiro que o Mestre Divino nos oferece.


Coração terno.


Consciência limpa.


Mente pura.


Sentimento nobre.


Conduta reta.


Atitude valorosa.


Disposição fraternal.


O coração aberto às sugestões do bem aclara a consciência, dilatando-lhe a grandeza.


A consciência sem mancha ilumina a mente, renovando-lhe o poder.


A mente purificada sublima o sentimento, elevando-lhe as manifestações.


O sentimento enobrecido orienta a conduta, mantendo-a nos caminhos retos.


A conduta irrepreensível determina a atitude valorosa no desempenho do próprio dever e no trabalho edificante.


O gesto louvável conduz à fraternidade, em cujo clima conquistamos a compreensão, o progresso e o mérito.


Coração aberto à influência de Jesus para enriquecer a vida...


Disposição fraternal de servir incessantemente às criaturas, para que o amor reine, soberano...


Eis, meu amigo, em suma, o roteiro juvenil com qu…

EVANGELHO E EXCLUSIVISMO

"Jesus não hostiliza, não guerreia, não condena, não critica, combate o mal e dá-se a todos. A intolerância jamais compareceu ao seu lado, na propagação da Boa Nova..."










--------------------------------------------------------------------------------










EVANGELHO E EXCLUSIVISMO


Emmanuel






Quase todos os santuários religiosos divididos entre si, na esfera dogmática, isolam-se indebitamente, disputando privilégios e primazias. E até mesmo nos círculos da atividade cristã, o espírito de exclusivismo tem dominado grupos de escol, desde os primeiros séculos de sua constituição.


Em nome do Cristo, muitas vezes a tirania política e o despotismo intelectual organizaram guerras, atearam fogueiras, incentivaram a perseguição e entronizaram a morte.


Pretendendo representar o Mestre, que não possuía uma pedra onde repousar a cabeça dolorida, o Imperador Focas estabelece o Papado, em 607, exalçando a vaidade romana. Supondo agir na condição de seus defensores, Godofredo de Bulhão e Tancredo de Sirac…

ALZHEIMER: DICAS PRA FUGIR DESTE MAL

"A cada minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos."
O que fazer para evitarmos o mal de Alzheimer?
Ler muito, escrever, buscar a clareza das idéias, criar novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer.
Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia,principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.
Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.
Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades:
7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.
Manten…

Pensamento-Reflexão

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem- se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.







Dilatai a fraternidade cristã, e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas, da família à nação, da nação à humanidade.






Rui Barbosa

Religião é motivo de briga?

Religião é motivo de briga?Frei Betto
Tem gente que briga por qualquer coisa: um pedaço de bolo, um lugar na mesa e até para poder ver TV fora de hora. O bicho homem e o bicho mulher são muito briguentos. Brigam por inveja, ambição ou disputa, como galinhas que bicam a mesma minhoca ou cães que mordem um único osso.

Os animais brigam por instinto. O ser humano por egoísmo ou para conquistar um direito. Muitas vezes um desejo egoísta é confundido com direito. Foi o caso dos portugueses ao desembarcarem no Brasil, em 1500. O rei de Portugal queria engordar de terras o seu país, até formar um império. Julgou-se no direito de ficar dono deste Brasil que já tinha dono: os povos indígenas.

O mundo será melhor quando não houver brigas. Mas, para isto, é preciso, primeiro, haver justiça. Não é bom quando reina paz na família? Deus é amor. Para nos ensinar a amar, Ele inspirou o aparecimento das religiões. Deus mesmo não tem religião e Ele pode ser encontrado através de todas elas…

ENQUANTO BRILHA O AGORA

"Enquanto os talentos do mundo vos favorecem, fazei o melhor que puderdes, porque, provavelmente, amanhã... quem sabe?..."

ENQUANTO  BRILHA  O  AGORA Emmanuel Atendei, enquanto é hoje, aos enigmas que vos torturam a mente... Enquanto a Lei vos faculta a bênção do agora, extirpai do campo de vossa vida os vermes da inimizade, os pântanos da preguiça, os espinheiros do ódio, a venenosa erva do egoísmo e o pedregulho da indiferença, cultivando, com a segurança possível, a lavoura da educação, as árvores do serviço, as flores da simpatia e os frutos da caridade. Enquanto os talentos do mundo vos favorecem, fazei o melhor que puderdes, porque, provavelmente, amanhã... quem sabe? Amanhã, talvez, os problemas aparecerão mais aflitivos. Os dias modificados. .. As oportunidades perdidas... As provas imprevistas. .. Os ouvidos inertes... Os olhos em plena sombra... A língua muda... As mãos mirradas... Os pés sem movimento... A c…

A FÉ, ESPERANÇA E CONSOLAÇÕES

"Efetivamente, o que poderemos temer, quando sabemos que a alma é imortal e quando, após os cuidados da vida, além da noite sombria em que tudo parece afundar-se, vemos despontar a suave claridade dos dias infindáveis?..."

A FÉ, ESPERANÇA E CONSOLAÇÕES Leon Denis A fé é a confiança da criatura em seus destinos, é o sentimento que a eleva à infinita Potestade, é a certeza de estar no caminho que vai ter à verdade. A fé cega é como farol cujo vermelho clarão não pode traspassar o nevoeiro; a fé esclarecida é foco elétrico que ilumina com brilhante luz a estrada a percorrer.
Ninguém adquire essa fé sem ter passado pelas tribulações da dúvida, sem ter padecido as angústias que embaraçam o caminho dos investigadores. Muitos param em esmorecida indecisão e flutuam longo tempo entre opostas correntezas. Feliz quem crê, sabe, vê e caminha firme. A fé então é profunda, inabalável, e habilita-o a superar os maiores obstáculos. Foi n…

Renovando atitudes

Renovando atitudes Hamed (...) Em todo o comportamento humano existe uma lógica, isto é, uma maneira particular de raciocinar sobre sua verdade, portanto, julgar, medir e sentenciar os outros, não se levando em conta suas realidades; mesmo sendo consideradas preconceituosas, neuróticas ou psicóticas, isso é não ter bom senso ou racionalidade, pois, na vida, somente é válido e possível o "autojulgamento" .
Não obstante, cada ser humano descobre suas próprias formas de encarar a vida, pois cada um tende a usar suas oportunidades vivenciais, para tornar-se tudo aquilo que o leva a ser um "eu individualizado" .
Devemos reavaliar nossas idéias retrógradas, que estreitam nossa personalidade e, a partir de então, julgar os indivíduos de forma não generalizada, apreciando suas singularidades, pois cada pessoa tem uma consciência própria e diversificada das outras tantas consciências Julgar uma ação é diferente de julgar a criatura. Posso julgar e considerar a …