09/09/2010

COMO VOCÊ REAGE QUANDO SE SENTE INSEGURO?

O que tem em comum um jovem batendo a porta e gritando com a mãe, o executivo que briga com a esposa, o pai que fica acordado até a madrugada esperando a volta da filha, o desempregado que fica em casa assistindo jogos na televisão e o empresário que fica com insônia, preocupado com os resultados da empresa? Se você falou medo, acertou.

O jovem que explode com seus pais em geral está manifestando o medo de fracassar na vida. O executivo que chega em casa brigando com a família manifesta o medo de não conseguir realizar suas metas profissionais. O desempregado que fica em casa olhando os jogos de futebol está paralisado pelo medo de receber um “não”, após mais uma entrevista de emprego. O empresário que se desespera quando vê seus lucros diminuírem mostra que tem medo de voltar a ser pobre em sua velhice.

São muitos os sinais de que o medo está presente e precisamos aprender a reconhecê-los.

Pense um pouco: como você reage quando se sente inseguro?

O ideal é sair do círculo vicioso das reações instintivas e passar a analisar cada situação, tomar decisões e então agir adequadamente. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas, assim como qualquer outro animal, tende a ter uma destas reações instintivas quando está com medo: ou ataca o que o ameaça, ou simplesmente foge do que representa o perigo.

Para lidar com o medo, antes de tudo é necessário identificá-lo e aceitar que ele está presente. Mas, raramente uma pessoa que está assustada percebe ou admite isso, pois é bastante comum que o medo se apresente disfarçado. Ele assume várias faces, que não permitem que seja identificado à primeira vista.

Porém, são muitos os sinais de que o medo está presente. É preciso aprender a reconhecer as máscaras que ele usa. Isso vai ajudar você a perceber quando ele faz parte de sua vida e, dessa maneira, preparar-se para lidar com suas inseguranças.

O medo não precisa ser um empecilho em sua vida. Ele pode ser o desafio que você precisa para perceber o quanto é forte o seu poder interior. Só é preciso ter a coragem de confiar - em você mesmo, nos outros e em Deus – para assumir o leme da sua vida.

(trecho do meu novo livro “A Coragem de Confiar”)

Roberto Shinyashiki



Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de vários títulos, entre eles: A Coragem de Confiar, Sempre em Frente, Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial.

Oração Do Perdão

Minha lista de blogs